Série "Vítimas da polarização e do esquecimento"
(Essa galeria faz parte da nova série do Interior Forte, que inspirada na série "Vítimas da polarização e do esquecimento" do site Toda Cancha, percorrerá por cidades que tradicionais clubes fecharam suas portas)
Leia a série do Toda Cancha em: www.todacancha.com
Foot Ball Club Riograndense (Rio Grande)
A quinta cidade visitada pelo Interior Forte na nova série sobre clubes que fecharam seus departamentos profissionais é Rio Grande.
O estádio visitado foi o Torquato Pontes, famoso Colosso do Trevo, casa do tradicional Foot Ball Club Riograndense. O Guri Teimoso de Rio Grande, fundado em 1909, tem entre suas principais conquistas o título de campeão gaúcho de 1939!
Ao adentrar as proximidades da cancha, a tristeza de ver o grandioso estádio completamente parado. Caminhando pelo gramado do Colosso do Trevo é possível sentir a garra daqueles que jogaram ali, e ao sentar nas suas arquibancadas, entender um pouco da saudade que com certeza seus torcedores sentem das partidas do Guri Teimoso.
Cerâmica Atlético Clube (Gravataí)
O Cerâmica, clube de Gravataí com 64 anos, se profissionalizou em 2007, e esteve na primeira divisão do gauchão até 2013, quando foi rebaixado. Depois de disputar a Divisão de Acesso em 2014, anunciou que não participaria da edição de 2015. A informação que corre é que o clube voltará aos gramados na terceira divisão em 2016. Fica nossa esperança e torcida para que isso aconteça!
Clube 15 de Novembro (Campo Bom)
O 15 de Novembro, clube de Campo Bom fundado em 1911, não disputará a terceira divisão nesse 2015, campeonato que disputou em 2013 e 2014. O time alcançou suas maiores glórias quando foi vice-campeão do Gauchão em 2002, 2003 e 2005, além de chegar às semi-finais da Copa do Brasil em 2004. Torcemos para que a equipe volte ao futebol profissional em 2016!
Grêmio Esportivo Pedro
Osório (Tupanciretã)
Em Tupanciretã, ao parar e perguntar pelo estádio,
a resposta imediatamente será: "O Gepo?". De longe se ouve o trem, que passa rente aos muros da cancha, e com sua arquibancada de madeira, o local recebe a população que ainda se diverte e torce pelos clubes que ali jogam, sonhando com o dia que a cidade voltará a protagonizar campeonatos oficiais.
Grêmio Foot-Ball Santanense, EC 14 de Julho e Armour F.C
(Santana do Livramento)
Outra cidade visitada pelo Interior Forte na nova série sobre clubes que fecharam seus departamentos profissionais é Santana do Livramento.
O 14 de Julho ainda disputou a terceira divisão do estadual em 2015, porém infelizmente se licenciou novamente do futebol profissional, se juntando aos grandes Armour e Grêmio Santanense.
Esta é Santana do Livramento, outra cidade do interior que respira futebol e não vê a hora de ver todos seus times novamente disputando grandes competições!
E.C. Guarany, Grêmio Riograndense F.C e
E.C. Nacional. (Cruz Alta)
E a sexta cidade visitada pelo Interior Forte na série
sobre clubes que fecharam seus departamentos
profissionais é Cruz Alta.
Destacamos três clubes da cidade, ambos infelizmente
com seus departamentos profissionais fechados.
E.C. Guarany. Fundado em 20 de setembro de 1913. Seu
estádio é a "Taba Índia". Suas cores azul e branco.
Grêmio Riograndense F.C. Fundado em 30 de julho de
1929. Seu estádio é o "Silveira Borges". Cores, vermelho
e verde.
E.C. Nacional. Fundado em 17 de março de 1941. Seu
Estádio é o "Morro dos Ventos Uivantes". As cores,
azul e amarelo.